Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes

Tópicos avançados
      
Marcas diferentes
       Formas de acender
       Formas de tragar
       Formas de soprar
       Como bater as cinzas
       Truques e técnicas
       Charutos
       Narguilé
       Acessórios

Fumante: estilo de vida

Saúde

Tópicos adultos

Contato
Formas de tragar


     Depois que você acende o cigarro, começa a parte principal do processo de fumar: puxar a fumaça para a boca, e depois inspirá-la. Isto quer dizer que a tragada se divide em duas partes, que em inglês são claramente definidas como "dragging" e "inhaling". Existem vários jeitos de tragar, e conhecê-las é fundamental principalmente para quem deseja fumar de forma visualmente bonita e atraente.


Colocação nos lábios
    Dois detalhes podem ser considerados nisso: onde colocar o cigarro nos lábios e o quão dentro da boca ele deve ficar. As preferências se dividem entre colocá-lo no centro dos lábios ou meio de lado, mas é importante observar como que você molda os lábios neste ato. Algumas pessoas fazem biquinho, outras pessoas os puxam ligeiramente para dentro. Deste último jeito, você pode puxar mais fumaça.

    A profundidade do cigarro nos lábios também pode variar: normalmente, não passa de um centímetro. No entanto, cigarros de determinadas marcas têm pequenos furinhos mais ou menos na altura do meio do filtro. Eles são feitos para que entre ar no filtro durante a tragada, diluindo assim a fumaça. Se você cobrir esses furos (colocando o cigarro mais para dentro da boca), você terá uma fumaça mais densa, com menos ar misturado.



Deixar nos lábios ou não?

    Há discordâncias sobre o efeito visual de deixar o cigarro nos lábios, sem usar as mãos, depois de acendê-lo ou em qualquer outro momento. Sim, é permitido, até porque em alguns momentos isso é necessário. O recomendável é deixá-lo nos lábios na mesma posição onde ele ficaria se você estivesse tragando. Se precisar respirar, faça-o pelo nariz, lentamente, para evitar que a fumaça não-filtrada incomode. Também tome cuidado para não abaixar a cabeça de forma que a fumaça vá direto nos olhos. Você pode também tragar normalmente enquanto não segura o cigarro, e soltar a fumaça pelos lábios entreabertos ou pelo nariz. De qualquer maneira, não mantenha o cigarro na boca por tempo demais, apenas pelo necessário. E não fale com o cigarro na boca: as palavras saem moles, o cigarro fica balançando e a cinza pode cair em você.


Tempo da tragada

    Qual a duração correta de uma tragada? O quanto você quiser! Muitos "fumantes" dão tragadas de aproximadamente um segundo. Já os fumantes "pesados" conseguem puxar fumaça ininterruptamente por 5 a 7 segundos. Uma boa média seria algo em torno de 3 segundos.


Puxando as bochechas

    À medida em que você se torna um(a) fumante mais natural, você começa a tragar com mais força, fazendo com que as bochechas puxem para dentro da boca (criando as famosas "covinhas"). Tente sugar suas bochechas com a boca vazia: elas criam um vácuo na região dos lábios. Se você realmente quer tirar o máximo possível de fumaça a cada tragada, este é o método, pois você conseguirá encher mais a boca antes de inalar, e poderá dar tragadas bem mais longas (até aproximadamente 10 segundos!). Você também poderá sentir que a fumaça vem mais quente desta forma. Para iniciantes, fumar um cigarro inteiro desse jeito pode causar náusea.


Tragadas múltiplas

    Esta técnica é, basicamente, dar duas ou mais tragadas completas (isto é, puxar para a boca, abrir a boca e inalar) sucessivamente. Uma tragada múltipla é ótima quando você passa muito tempo sem fumar. Existem algumas técnicas: você pode inalar profundamente a cada tragada, ou só puxar a fumaça rapidamente para dentro. Da mesma forma, você pode soprar a fumaça pelo nariz enquanto dá a tragada seguinte.

    Uma variação dessa técnica é de eliminar a parte de abrir a boca entre uma tragada e outra. Para isso, você enche a boca de fumaça, abre a garganta e respira pelo nariz rapidamente para que o ar passando pela garganta puxe junto a fumaça. É mais fácil fazer do que explicar : )


Fumando mais de um ao mesmo tempo

    Essa técnica é conhecida como "fumar múltiplos". É exatamente isso: fumar mais de um cigarro ao mesmo tempo. Com esse método, você obtém quase o dobro de fumaça a cada tragada. Pode ser o melhor jeito de fumar se você está "na pilha", mas não é algo muito prático e muito menos "social"; portanto é melhor fazer isso quando você estiver só ou com alguém que entende do assunto.

    Você pode segurar um cigarro em cada mão ou simplesmente segurá-los juntos. Mantenha os lábios bem flexíveis, de forma que se amoldem bem em torno dos filtros, senão entrará ar no espaço entre os cigarros. Você notará que eles esquentam mais, principalmente quando estão perto de acabar.



Como inalar com estilo

    A segunda parte do processo de tragar é, provavelmente, a mais importante do ato de fumar. Muita gente parece perder tempo nisso, sem nenhuma técnica ou atrativo. É preciso mandar a fumaça lá para dentro e em um volume maior do que o oferecido por uma mera tragada de um segundo. E não basta simplesmente puxar a fumaça da boca até que ela desapareça: para ter o melhor efeito, você deve respirá-la fundo até o pulmão, que é onde a nicotina é absorvida e lhe dará o máximo de prazer. Existem diversas técnicas aqui. Em inglês, várias delas têm nomes, que serão mencionados.


Tragada direta

    Esse é o jeito mais comum de fumar no Brasil -- e completamente errado. Além de não ter qualquer efeito estético, é o método ideal se você pretende arruinar seus pulmões em poucos anos. Consiste em simplesmente puxar a fumaça diretamente para dentro, como se estivesse respirando pelo cigarro, sem a etapa de puxar primeiro para a boca somente, e só depois para dentro. Algumas pessoas dizem que é o ideal se você quer puxar mais fumaça (ou seja, mais nicotina, mais alcatrão). Sim, funciona, mas você vai sentir a garganta e o pulmão arderem, e depois de alguns cigarros assim, você vai sentir dificuldades em respirar e tontura. Para quem realmente quer uma "overdose" de nicotina, é melhor tentar o método de tragadas múltiplas.


Tragar com lábios abertos

    A forma correta de tragar, como já foi descrito, é puxar a fumaça para a boca, abrir os lábios e então respirar a fumaça. Essa técnica é determinada por dois fatores: o tempo em que você fica com a fumaça na boca antes de inspirá-la e o tanto que você abre os lábios. Não há mistério: depois de puxar a fumaça, você abre os lábios de forma a mostrar uma bela e densa nuvem branca na boca, que de repente some quando você inspira. É considerada uma das formas mais sensuais de fumar para mulheres.


Tragada "snap"

    Uma das mais atraentes formas de fumar, variada da forma anterior. Nesta, quando você abre a boca depois de puxar a fumaça, ela parece "saltar" da boca e é rapidamente tragada -- é como se fosse uma bola de chiclete, ou uma língua de fumaça. Tem a vantagem de resfriar a fumaça, o que reduz alguma eventual irritação na garganta. Para fazer isso, você precisa dar uma tragada decente, de pelo menos uns dois ou três segundos, curvando a língua para trás. No instante que abrir a boca, você relaxa a língua para a frente enquanto inspira a fumaça. O movimento da língua vai empurrar a fumaça para fora, e então você a puxa de volta. O ideal é que não se perca nem um pouco da fumaça antes de você tragar. Você pode não acertar de primeira, mas treine diante de um espelho e você verá o quanto este jeito de tragar é atraente.


Tragada francesa

    Conhecida como "french inhale", e classicamente descrita no breguíssimo filme "Lace" (que passou no SBT há anos), é uma técnica especialmente feminina e muitíssimo sedutora. Consiste em puxar um bom volume de fumaça para a boca, abrir os lábios e, suavemente, inspirar a fumaça que escorre casualmente da boca pelo nariz, durante algum tempo, antes de respirá-la de vez. É outro método que pode ser praticado no espelho até se conseguir o melhor efeito, e é especialmente gostoso quando se fuma um cigarro aromatizado (mentolado ou de cravo, por exemplo). Não tem homem que não fique louco com uma mulher que faça isso!


Boca fechada

    Uma forma discreta, sem atrativos visuais, mas muito satisfatória de tragar. Você puxa a fumaça para a boca e, mantendo a boca fechada, abre a garganta (um jeito de fazer isso é abaixando o queixo um pouco) e respira fundo pelo nariz. O ar passando pela garganta vai puxar a fumaça da boca para os pulmões. Feita sucessivamente em uma tragada múltipla, esta técnica pode ser extremamente prazerosa.


Escorrendo

    Parecida com a tragada francesa, e mais recomendável para mulheres. Após puxar a fumaça e abrir a boca, é só não tragar, e deixar a fumaça sair casual e suavemente.


Por quanto tempo segurar a fumaça?

    Depois de dar a tragada desejada, há a questão de por quanto tempo segurá-la dentro de você antes de soprar. Em geral, o ideal é aguardar cerca de três segundos, que é tempo suficiente para a fumaça fazer efeito e ainda ter uma boa densidade (e visibilidade) quando você a soprar. Se você ficar muito tempo com a fumaça nos pulmões, poderá sentir seus efeitos com mais intensidade, mas ela praticamente desaparecerá, e isso vai impregnar seus pulmões de alcatrão e outras substâncias que tornam a fumaça visível. Como você verá na seção Formas de Soprar, você pode não soltar toda a fumaça de uma vez só, e deixá-la sair naturalmente enquanto você respira.