Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes

Tópicos avançados
      
Marcas diferentes
       Formas de acender
       Formas de tragar
       Formas de soprar
       Como bater as cinzas
       Truques e técnicas
       Charutos
       Narguilé
       Acessórios

Fumante: estilo de vida

Saúde

Tópicos adultos

Contato
Formas de soprar


     Apesar de ser algo que acontece naturalmente, soprar a fumaça que você tragou é algo que também pode ser aperfeiçoado para obter mais sabor, mais prazer e melhor efeito visual. A regra fundamental aqui, como já foi falado, é jamais entortar a boca para soprar a fumaça de lado. Ou você sopra para cima, ou para baixo, ou para a frente, ou no máximo vira o rosto um pouco, se possível mantendo o olhar fixo em quem estiver com você.

    Outra dica é que, se você quer que as outras pessoas vejam bem a fumaça, posicione-se em um bom contra-luz, de preferência com fundo escuro -- por exemplo, ao lado de um estacionamento escuro, à noite, iluminado por postes e com eventuais faróis dos carros.


O Cone

    A forma mais comum de soprar: é só fazer um leve biquinho e soprar toda a fumaça de uma vez, lentamente mas com vigor, em um longo jato. Quanto mais fumaça você tiver tragado, maior e mais demorado será o cone. Isso significa que você conseguirá soprar jatos mais longos com o tempo, mas não se esqueça de que o efeito visual depende muito do contra-luz.


Jatos pequenos

    Em vez de soprar a fumaça toda de uma vez, você deixa os lábios separados apenas um pouquinho, e sopra moderadamente, em um jato de fumaça fino e suave. Com este método, a fumaça leva mais tempo para sair toda. Você pode também exalar a fumaça aos poucos:
sopra um pouco, faz uma pausa, sopra mais um pouco, pára outra vez, e repete até a fumaça acabar. Dependendo do tanto de fumaça que você tragou, você pode fazer ela parecer não acabar nunca! Você pode respirar nestes intervalos, o que poderá diluir a fumaça e fazer ela "render" mais.


Pelo nariz

    Tem gente que não gosta do visual de alguém soltando a fumaça pelo nariz, mas para outras pessoas isso pode passar uma imagem descontraída, ou pensativa e sensualmente séria, e é provavelmente o melhor jeito de apreciar o sabor e aroma da fumaça. Você pode soltá-la toda de uma vez, ou aos poucos, enquanto respira normalmente pelo nariz. Também pode soltar pelo nariz a fumaça que sobrou depois de um jato soprado pela boca. Quando estiver dando uma tragada múltipla, você pode soltar a fumaça que já está dentro de você enquanto puxa para a boca a fumaça da próxima tragada.


Combinada

    É simplesmente soltar a fumaça pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo. Basta relaxar completamente a garganta e a musculatura do sinus, que fica atrás do nariz -- é como se fosse a parte de cima da garganta. Dessa forma, é possível sentir muito bem o sabor e aroma do cigarro, e o efeito visual pode ser muito agradável.


Falando

    Quando você está conversando com alguém e precisa dizer algo logo depois de uma tragada, você pode soltar a fumaça enquanto fala. Para algumas pessoas, isso é visualmente interessante, mas normalmente não é algo atraente. Um problema desse método é que a fumaça, ainda muito densa, tende a irritar as cordas vocais, e causar uma variação na entonação. O ideal é você soprar pelo menos um pouco da fumaça, respirar rapidamente e só então falar. Tem gente que consegue falar algumas palavras antes de a fumaça sair entre elas -- e normalmente essa brincadeira é feita com a frase "um bom fumante consegue falar dez palavras sem soltar fumaça"...


Reinalando

    Quando você sopra a fumaça pela boca, pode acontecer de ficar ainda um restinho de fumaça imediatamente após o jato principal. É uma fumaça bem ralinha que escapa naturalmente dos lábios. Você pode inspirá-la pelo nariz para aproveitá-la mais um pouquinho e causar um bom efeito visual.


Anéis de fumaça

    Uma das formas mais conhecidas de se divertir com a fumaça, e que também transmite a imagem de total controle sobre ela, é fazer anéis (ou rosquinhas, como queira). O efeito visual é melhor de acordo com a iluminação do local. Há duas formas de fazer anéis. Uma é dar uma boa tragada, começar a soprar em cone, e então pausar o jato, deixar os lábios em forma de O e movendo com golpes rápidos de língua a fumaça que ficou na boca, enquanto sopra o resto dela lentamente. Uma outra forma, que dá anéis mais definidos mas pode ser um pouco mais difícil, é simplesmente puxar só um pouco de fumaça para a boca e não tragar, fazendo o O com os lábios e os golpes de língua. Com a prática, vai ficando mais fácil.