Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes

Tópicos avançados

Fumante: estilo de vida

Saúde
      
Exercícios físicos
      
Fumo e gravidez
       Diminuindo e parando
       Doenças

Tópicos adultos

Contato
Fumo e saúde


     Todo mundo, especialmente quem fuma, deve se esforçar para se manter em forma. No nosso caso isso é ainda mais importante porque temos um hábito que, se passar sem cuidados, poderá levar a sérios problemas e até a uma doença fatal. Com diligência e precaução, podemos ter uma vida tão produtiva e longa quanto a de um não-fumante.

    As pessoas têm diferentes estilos de vida e formações genéticas. Algumas têm uma vida sedentária, comem porcarias, e morrem mais cedo. Outras têm uma vida ativa, fazem exercícios, têm uma alimentação saudável, e ainda assim também morrem cedo. E, também, existem pessoas sedentárias ou ativas que vivem por muitos anos. Nós podemos morrer a qualquer idade por acidente, mas se você deliberadamente escolhe um modo de viver que pode te levar a uma morte prematura (e isso é uma escolha pessoal), você está encurtando, de várias formas, diminuindo a qualidade e a duração da sua vida. E isso não depende de você fumar ou não!

    Algumas doenças atribuídas ao fumo, na verdade, têm outras causas. Câncer, por exemplo: é uma doença basicamente genética. Se fosse realmente causado pelo cigarro, TODO fumante teria câncer, não é? E também tem gente que morre de câncer de pulmão sem nunca ter colcoado um cigarro na boca. O que ocorre é que, se você tiver a predisposição genética para câncer (por exemplo, várias pessoas da família com a doença), o cigarro poderá fazer com que ele se desenvolva mais rapidamente. Várias outras doenças são causadas pelo sedentarismo ou pela alimentação ruim, e são "apenas" agravadas pelo fumo. Mas isso não quer dizer que, só por você fumar cinco cigarros por dia, ou só no fim de semana, você estará condenado a uma cama de hospital.

    Fumar não é e nunca vai ser um hábito saudável, mas você pode fazer diversas coisas para diminuir os seus efeitos negativos. Basta um pequeno esforço, e algumas pequenas mudanças de rotina, para você garantir uma boa longevidade, e, como fumante, poder apreciar seu hábito por mais tempo.