Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes
       Prós e contras
       Escolhendo um cigarro
       O primeiro cigarro
       Agora você é fumante!

Tópicos avançados

Fumante: estilo de vida

Saúde

Tópicos adultos

Contato
Seu primeiro cigarro


    OK, agora que você já sabe os prós e contras de fumar, já conhece os tipos de cigarros que existem e já fez suas escolhas, vamos à parte prática! Se você ainda não pensou bem se é isso mesmo que você quer, tome mais tempo para pensar, porque este é o último momento para desistir da idéia! Mas se você realmente quer se tornar fumante, siga por sua própria conta e risco...

    Em primeiro lugar, você precisa encontrar um dia, horário e local só para você, de preferência quando não houver mais ninguém em casa. O banheiro é um local clássico para começar a fumar, pela privacidade e também por ter espelho, que pode ser útil para você desenvolver sua técnica. O mais recomendável é que seja um horário em que você possa fazer isso todo dia: por exemplo, antes de tomar banho.

    Observe bem o maço: ele passará a ser um companheiro inseparável. Para abri-lo, veja que na parte superior há uma lingueta no celofane que o envolve. Puxe essa lingueta, que é semelhante àquelas encontradas em pacotes de biscoito. Não é preciso tirar todo o plástico do maço, basta tirar a parte superior.

    Se você comprou um cigarro em caixinha, abra a tampa. O selo de preços normalmente prende a tampa em um lado da caixa, e pode ser mais fácil abrir a caixa se você antes tirar o selo. Depois de abrir a tampa, veja que há um papel aluminizado cobrindo os cigarros. Não é preciso rasgá-lo: basta puxar para cima, e pronto. Se você comprou um maço comum, você pode observar que o selo fica bem no meio. Não precisa abrir o maço inteiro: você só precisa rasgar o papel em um dos lados do selo.

    Tirar o primeiro cigarro de qualquer maço pode ser meio difícil. Na caixinha, puxe-o lentamente, empurrando para cima com o polegar. No maço é mais complicado: dê uma ou mais pancadinhas por baixo do maço para fazer os cigarros subirem pelo lado que estiver aberto, e puxe um com as unhas.

    Observe bem o cigarro. Cheire-o. Preste atenção na forma correta de segurar o cigarro: coloque-o entre os dedos médio e indicador, próximo às pontas do dedos, segurando-o onde o filtro termina e o fumo começa. Ensaie como levá-lo aos lábios: não é preciso pôr o filtro inteiro na boca, só a ponta, e bem no meio dos lábios. Depois de colocá-lo na boca, tente inspirar através dele como se você estivesse tentando encher a boca de líquido através de um canudinho -- ou seja, não é como respirar através dele. Esta é a parte principal no ato de fumar. Se você escolheu um mentolado, já pode sentir um pequeno efeito "geladinho" mesmo com o cigarro apagado. Depois disso, agora é hora (ufa!) de acender.

    Pressupondo que você já saiba como operar o isqueiro, ponha o cigarro nos lábios, acenda o isqueiro e aproxime a pontinha da chama na ponta do cigarro (se você colocar o isqueiro próximo demais, ele vai apagar). Assim que você aproximar a chama, repita o gesto de encher a boca como se estivesse chupando um canudinho (e NÃO RESPIRE!). Tire o cigarro dos lábios e abra a boca um pouco: você vai ver a fumaça saindo aos poucos. Então, sopre-a de vez. Se você respirar essa fumaça sem estar "preparado psicologicamente" para isso, provavelmente você acabará engasgando. Por isso, contente-se em encher a boca de fumaça e soltá-la por enquanto. Se você estiver diante de um espelho, olhe como é, você deverá achar divertido e interessante. Talvez você ache o gosto meio desagradável no começo, mas se você quiser passar por cima disso, pode chupar um Tic Tac ou um Halls enquanto fuma.

    Depois que você já tiver dominado a técnica de puxar fumaça para a boca, se acostumar com o gosto e se sentir confortável segurando o cigarro -- no começo você pode achar meio estranho, mas rapidamente passa a ser algo natural --, vem a parte mais difícil e que vai demorar mais para você se acostumar: tragar. Como você pôde ver, a fumaça que você soprou após encher a boca é diferente da que os fumantes produzem. Tragar é você passar a fumaça da boca para os pulmões, ou seja, é respirar essa fumaça que está na sua boca. No começo, você provavelmente achará um pouco desconfortável e poderá sentir vontade de tossir (o que será minimizado se você seguir direitinho estas recomendações a seguir). Poderá levar dias até que você consiga tragar direito, mas não precisa se apressar. Depois de algumas tentativas bem sucedidas, você começará a sentir o "barato" da nicotina.
   
    Para tragar, você deverá fazer a mesma coisa que você estava fazendo -- puxar a fumaça para a boca, sem respirá-la. Mas, para começar, puxe só um pouquinho de fumaça, para não engasgar. Abra a boca, espere um pouquinho, e rapidamente respire por ela, puxando a fumaça toda para dentro de uma vez. Fazendo assim é bem mais fácil, mas você pode ainda assim engasgar ou ter vontade de tossir. Segure a respiração por um tempinho e então sopre devagar. No momento em que você conseguir fazer toda essa operação sem sentir vontade de tossir, parabéns -- você já sabe como fumar!

    Depois de algumas tragadas, você poderá sentir uma certa leveza no corpo, mas também pode se sentir um pouco zonzo, talvez meio enjoado. Se isso acontecer, pare de tragar! Isso é absolutamente normal no começo, e opde parecer desanimador, mas não tente forçar a barra. Pode ser que demore semanas até você conseguir se acostumar plenamente com isso, e depois você passará a sentir cada vez mais prazer ao fumar.

    Pare um pouquinho para observar como fica o cigarro na sua mão. Você pode querer fazer alguns movimentos com a mão e o braço, para observar o visual e de certa forma se acostumar com algo entre os dedos. Em algum momento você notará que a cinza está grande. Para tirá-la, você pode bater levemente a ponta do polegar no filtro, ou rapidamente segurar o cigarro entre o polegar e o dedo médio e dar uma batidinha nele com o indicador. Nada muito exagerado.

    Preste atenção no seu jeito de segurar o cigarro, especialmente se você é mulher -- é uma questão de estilo, e se você está aqui neste site para aprender a fumar corretamente, você com certeza não quer parecer um pedreiro fumando. Para a mulher, é muito feminino e elegante manter o cigarro em um ângulo de 90 graus em relação aos dedos, que por sua vez devem estar ligeiramente curvados. O braço deve estar bem reto, para cima, e você pode deixar a mão cair um pouco para trás. Daí, o movimento para levar o cigarro aos lábios e voltar para a posição anterior deve ser suave. Você pode ensaiar isso algumas vezes, diante de um espelho, mesmo com o cigarro apagado. Se estiver sentada, pode colocar o cotovelo no apoio ou na mesa. Já para os homens, é mais recomendável manter o braço abaixado, se estiver em pé, ou deixá-lo deitado sobre um apoio (uma mesa, por exemplo) se estiver sentado. Outra coisa importante para ambos os sexos: nunca é recomendável entortar a boca de lado para soprar a fumaça. Sopre para baixo, para cima ou até para a frente, mas evite soprar com o canto da boca.

    Ao final deste primeiro cigarro, você certamente sentirá um certo orgulho e prazer por ter conseguido aprender a fumar -- e se você estava perto de um espelho, certamente se divertiu em se ver fumando. E talvez até queira acender outro imediatamente, mas é melhor que você deixe para o dia seguinte, ou pelo menos algumas horas mais tarde. Como pôde observar, foi um verdadeiro ritual. Com o tempo, passará a ser algo mais natural, mas o grande barato é não deixar se tornar uma coisa mecânica e um simples vício idiota -- o momento em que você resolve acender um cigarro deve ser um tempo reservado para você, seus pensamentos, suas sensações e seu prazer.