Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes

Tópicos avançados
      
Marcas diferentes
       Formas de acender
       Formas de tragar
       Formas de soprar
       Como bater as cinzas
       Truques e técnicas
       Charutos
       Narguilé
       Acessórios

Fumante: estilo de vida

Saúde

Tópicos adultos

Contato
Narguilé


     Uma das formas mais exóticas e interessantes de fumar é usando um narguilé (pronuncia-se "narguilê"), um tipo de cachimbo criado no Oriente Médio, em que a fumaça passa antes por água, que esfria e filtra a fumaça. O narguilé (existem várias formas de escrever a palavra) é originalmente usado com tabaco, embora possa ser teoricamente usado com qualquer folhagem seca (os adeptos da maconha o adoram).

    O fumo é colocado em uma tampinha furada (a tela) que fica em cima de um fornilho, que é o recipiente onde fica um carvão em brasa. Por um complexo sistema de tubos e válvulas, que permitem a mistura de ar, a fumaça é encaminhada para um bulbo inferior, onde fica a água, e daí para a mangueira de aspiração. A fumaça do narguilé é bastante densa e visível, o que aumenta ainda mais o exotismo já existente em suas formas orientais.

    O narguilé é especialmente interessante de ser apreciado com amigos, em uma festinha íntima ou mesmo em alguns bares e casas especializadas que existem. Existem algumas recomendações de etiqueta: não se deve acender um cigarro na brasa do aparelho, por exemplo, e ele foi feito para ficar no chão (por isso, o ideal é fumar sentado em almofadas). Também não se deve passar a mangueira diretamente para outra pessoa, e obviamente não se deve babar na mangueira!

    A melhor referência brasileira em narguilé é o site http://www.narguile.com.br, de Niterói (RJ), que também vende diversos modelos pela internet. É possível encontrar modelos importados na faixa dos R$ 150. Se você tem dinheiro e não terá problemas em ter um em casa, pense em comprar um e chamar amigos para fumar!