Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes

Tópicos avançados

Fumante: estilo de vida

Saúde
      
Exercícios físicos
      
Fumo e gravidez
       Diminuindo e parando
       Doenças

Tópicos adultos

Contato
Exercícios físicos


     Uma das melhores coisas que uma pessoa pode fazer é se exercitar regularmente -- principalmente se é fumante. Como fumar é algo que afeta diretamente a capacidade respiratória, isso é o que você deve exercitar mais. Médicos recomendam que se faça exercícios aeróbicos pelo menos duas vezes por semana.

    Alguns estudos mostram que uma pessoa que faz três sessões de exercícios de 10 minutos, por dia, obtém o mesmo benefício de quem faz uma só sessão de 30 minutos. Ou seja: não é tão difícil malhar um pouquinho agora, e um mais um pouquinho depois. Considere pequenas coisas, como subir uma escada em vez de pegar um elevador, ou ir andando a algum lugar que não é tão longe, em vez de ir de carro. Dê uma pequena caminhada depois do almoço, ou do café da manhã, ou antes do jantar. E, é claro, sexo também é exercício -- e quem não gostaria de fazer algumas "sessões extras" por semana?

    Se você é uma pessoa do tipo metódico, uma regra para saber o quanto malhar é você gastar, na soma do tempo de uma semana de exercícios aeróbicos, o mesmo tempo que você gasta fumando em dois ou três dias. O objetivo é levar suas capacidades pulmonar e cardíaca a 80% do máximo, e mantê-las nesse limite por alguns minutos. O total é cumulativo, então não importa muito se você fica 5 ou 30 minutos seguidos pedalando.

    Manter-se na ativa fará com que sua capacidade respiratória e cardíaca permaneça boa, facilita a eliminação de toxinas do corpo e acelera a reconstituição de tecidos que possam ser afetados pelo fumo. Fumar também tende a acelerar o metabolismo, e, juntamente com os exercícios físicos, pode até fazer você perder peso.


Começando a malhar tarde

    Se você fuma já há algum tempo e não faz exercícios, nunca é tarde para começar. Comece devagar, acrescentando alguns minutos a algo que você normalmente não faria, como uma caminhada. Depois de algum tempo, você estará confortável, e poderá aumentar o tempo de exercício. Apenas lembre-se de que você precisa aumentar um pouco seu batimento cardíaco emantê-lo nesse nível por algum tempo.


Começou a fumar tarde

    Se você já começou a fumar depois de uma certa idade, você pode manter o estilo de vida que já vinha tendo, e acrescentar a ele os exercícios aeróbicos. Lembre-se da regra básica: por semana, gaste na malhação o mesmo tempo que você gasta fumando por dois ou três dias. Se cada cigarro dura cinco minutos e você fuma uma carteira a cada dois dias, então, por semana, 100 minutos de exercícios aeróbicos deverão ser suficientes para manter sua capacidade cardio-pulmonar. Parece muito? Isso dá somente 14 minutos de exercício por dia, e que ainda podem ser divididos em várias seções.


Fumantes jovens

    Se você é jovem e fuma, é importante se manter ativo, e ficar ainda mais ativo. Realmente não é tão difícil; basta tornar os exercícios um hábito. Só porque você fuma, isso não quer dizer que você não se exercite. Tem muita gente que assim que sai da academia acende um cigarro.