Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes
       Prós e contras
       Escolhendo um cigarro
       O primeiro cigarro
       Agora você é fumante!

Tópicos avançados

Fumante: estilo de vida

Saúde

Tópicos adultos

Contato
Escolhendo uma marca


    Agora que você decidiu se tornar fumante, você deve começar escolhendo o cigarro que você vai querer experimentar primeiro. Existe uma grande variedade de tamanhos e sabores, mesmo no mercado brasileiro, que não é dos mais variados. Para os iniciantes, são recomendáveis as marcas mais suaves, talvez até com sabores diferentes (como os mentolados e os cigarros de cravo). Mas, por alguma razão qualquer, você pode querer começar com algo diferente.


Tamanhos e cores

    Cigarros normalmente são encontrados em dois diâmetros: o normal e o mais fino, às vezes chamado de "slims". Estes são mais voltados ao público feminino. No comprimento, os cigarros brasileiros basicamente se dividem no chamado King Size (85mm) e nos também chamados Slims (mesmo que tenham diâmetro normal, mas com 100mm). No exterior a variedade é maior, e existem ainda os de 120mm, também mais voltados ao público feminino. Também há a divisão por cor do filtro: os de filtro branco e de filtro amarelo (que parece uma rolha). Escolha o tipo e tamanho que você acha que combina mais com você.


Embalagens e sabores

    Os cigarros são vendidos em caixas rígidas (box) ou em maço flexível de papel e plástico. O vendedor normalmente pergunta: "maço ou box?". Os cigarros em maço normalmente são um pouco mais baratos, mas se amassam com facilidade e pode ser difícil tirar um cigarro de dentro deles. Isso não é problema se você planeja usar uma cigarreira (veja a seção Acessórios), mas se não for este o caso, prefira comprar cigarro em box.

    No Brasil, em relação à variação de suavidade de uma mesma marca, os cigarros são classificados como regulares, light e ultra-light (o Free One e o Carlton prata, por exemplo). Para os iniciantes, são melhores as versões mais fracas, com fumaça menos densa e sabor mais suave. Também há a variação de sabores. Recentemente começaram a ser fabricados no Brasil vários cigarros mentolados, variados de cigarros regulares, como Carlton, LM, Benson & Hedges 100s e Hollywood. Em diferentes graus, eles deixam um sabor levemente refrescante na boca, até parecido com chiclete. Há também cigarros com sabor de cravo, como o Gudang Garam e o Sampoerna, que ainda deixam um sabor doce nos lábios. Por terem um sabor menos áspero que os cigarros normais, os mentolados e de cravo podem ser mais agradáveis para quem está começando a fumar, mas podem se tornar enjoativos depois de algum tempo.


Alguma recomendação?

    A essa altura, você pode estar querendo alguma dica mais objetiva. Bem, isso é muito subjetivo. Mas aqui vão algumas indicações de marcas para iniciantes (não recebemos NADA dos fabricantes para indicar um ou outro nesta lista!):

    Mulheres: Marlboro Light, Carlton prata, Carlton Mint ou Crema, Free 4 ou Sampoerna Menthol
    Homens: Carlton, Free 7, Marlboro Light, Carlton Crema, Gudang Garam

    Essas são apenas algumas marcas mais conhecidas, e com sabores mais suaves. Se você quiser uma lista mais completa e detalhada, veja a seção Experimentando marcas diferentes. Lembre-se que a escolha é totalmente sua. Uma observação importante: quando for comprar o primeiro maço, lembre-se também de comprar um isqueiro. Fósforos podem ser visualmente interessantes, dependendo do efeito que você quer, mas têm cheiro desagradável e deixam gosto de enxofre na boca. Já que você quer aprender a fumar corretamente, é melhor começar direito desde o princípio!