Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes

Tópicos avançados
      
Marcas diferentes
       Formas de acender
       Formas de tragar
       Formas de soprar
       Como bater as cinzas
       Truques e técnicas
       Charutos
       Narguilé
       Acessórios

Fumante: estilo de vida

Saúde

Tópicos adultos

Contato
Como bater as cinzas


     Pouco após acender um cigarro, ele vai formar cinza na ponta e você precisa fazer algo com ela, senão ela cairá em algum lugar que não é um cinzeiro -- no chão, no carro ou nas suas roupas, por exemplo. O ato de tirar as cinzas é conhecido como "bater as cinzas". Por mais simples que possa parecer, também há formas diferentes de fazer isso, que também fazem parte do conjunto do ato de fumar.


O básico

    Um cigarro com a cinza muito longa não tem uma boa aparência, além de deixar agoniadas as pessoas que estiverem por perto. Pode ser que o momento de bater a cinza chegue após duas ou três tragadas, ou imediatamente antes ou depois de cada tragada. Bater a cinza antes, aliás, fará com que o cigarro queime mais rapidamente durante a tragada.

    À medida em que você se torna um(a) fumante mais experiente, poderá observar que a brasa em si se torna mais longa. Issos ignifica que suas tragadas estão mais fortes e que, por isso, o cigarro está queimando mais quente.


Usando o polegar

    Uma forma de bater a cinza mais apropriada para homens. Com o cigarro entre os dedos indicador e médio, você move o polegar de baixo para cima, de forma a fazer com que a ponta dele ou da unha toque o filtro rapidamente, o que vai fazer a cinza cair. Não é um método muito feminino.


Usando o indicador

    Esta é a forma mais refinada de bater a cinza, e por isso é a mais indicada para as fumantes (nada impede que um fumante também faça use este método). Você usa o polegar para rolar o cigarro do dedo indicador para o dedo médio, e usa o indicador para dar uma leve batidinha por cima do cigarro. Pode ser uma ou mais batidas. Depois é só posicioná-lo de volta entre os dedos médio e indicador. Apenas tome um cuidado: a batida não pode ser forte a ponto de fazer soltar a brasa.


Usando o vento

    Quando se está dirigindo, não é preciso usar qualquer outro método: basta pôr a ponta do cigarro para fora da janela um pouquinho, e o próprio vento vai tirar a cinza. O efeito varia de acordo com a velocidade: se o carro estiver muito lento a cinza poderá não cair, e se estiver rápido demais, e você fizer o movimento muito lentamente, o vento poderá levar a brasa ou até o cigarro inteiro!