Make your own free website on Tripod.com
a arte de fumar


Primeira página

Iniciantes

Tópicos avançados
      
Marcas diferentes
       Formas de acender
       Formas de tragar
       Formas de soprar
       Como bater as cinzas
       Truques e técnicas
       Charutos
       Narguilé
       Acessórios

Fumante: estilo de vida

Saúde

Tópicos adultos

Contato
Acessórios


     Assim como existem garrrafinhas de bolso e copos especiais para quem bebe, fumar também tem seus acessórios, especialmente para mulheres (na verdade, é difícil lembrar de algum acessório para homem).


Piteiras

    Conhecidas em inglês como "holders", são um clássico acessório de elegância e charme, muito apreciado por alguns admiradores de fumantes. Existem de vários comprimentos, desde os menores (usados simplesmente para evitar pôr o cigarro diretamente na boca e entre os dedos) até os mais difíceis de manejar. Existem modelos de tamanho fixo, outros telescópicos, e alguns modelos especiais no exterior para mais de um cigarro. 

    Se você quiser experimentar uma piteira, comece com uma pequena ou média, que possa ser enquadrada no espelho quando você for ensaiar. O mais difícil pode ser acender o cigarro, que ficará bem mais distante que o normal, além de haver ar dentro da piteira antes da primeira tragada -- ou seja, antes de realmente puxar fumaça, você puxará ar, e por isso precisará provavelmente de uma tragada múltipla durante o acendimento. É possível, também, que as tragadas precisem ser mais fortes. E, para bater a cinza, poderá ser necessário um movimento dos dedos um pouco mais intenso.

    As piteiras normalmente fazem com que a fumaça esfrie no caminho até a boca, o que permite que você dê várias tragadas sucessivas sem irritar a garganta. Outra vantagem é que, além do fator de sedução, a piteira permite que você alcance um cinzeiro mais distante -- basta pensar um pouco e imaginar a situação, por exemplo, de você estar no meio da cama e o cinzeiro estiver na mesinha de cabeceira.


Cigarreiras

    As pequenas caixas ou bolsas de couro onde pode se por cigarros ou o maço inteiro podem ser bastante práticas e elegantes. As caixas são adequadas para quem não fuma muito: pouco maiores que um pó compacto, guardam normalmente cerca de 10 cigarros, enfileirados. Na hora de escolher uma, observe se ela tem o tamanho adequado para o cigarro que você fuma.

     Já as bolsinhas de couro normalmente abrigam o maço inteiro e ainda têm um espaço para o isqueiro, o que evita que você fique procurando ele perdido na bolsa. Outra vantagem é que as cigarreiras, quando feitas de couro duro, permitem que você compre cigarros em maços comuns, mais baratos que as versões em box.

      Periodicamente, limpe a cigarreira, para tirar o fumo picado que vai se acumulando, pois ele pode criar fungos, ou grudar nos filtros dos cigarros.